O Instagram tem muitos mitos, já desvendamos alguns deles aqui no Portal da Mari. O Youpix Summit chamou o @João Pedro para conversar com o Charles Porch, VP Global de Parcerias do Instagram, sobre o que todo mundo sempre quis saber sobre a plataforma.
1 - Verificação
A verificação foi criada para que os usuários encontrem as contas originais. Por exemplo, a Rihanna é @badgalriri. Então, com a verificação, as pessoas sabem qual é a conta dela. A verificação não é baseada em quantidade de seguidores, mas sim em notoriedade e conteúdos que você aparece na imprensa.
Para solicitar, vá em configurações, se não conseguir da primeira vez, é possível tentar de novo depois de 6 semanas. Charles deixou claro que eles não enviam e-mails e nem DM oferecendo e reforçou que o único lugar é em configurações.
2 - Shadowban
Shadowban não é bem isso que você pensa. O Instagram não tem como garantir a entrega do seu post para todos que te seguem. Nem sempre que um conteúdo não tem o alcance que você deseja, são bilhares de conta na plataforma. É preciso uma estratégia que tenha a ver com consistência e autenticidade.
O shadowban está mais relacionado a conteúdos que ferem as Diretrizes de Conteúdo, que tem menos alcance. Desde nudez a uso de produtos proibidos, você não vai ter muita distribuição. As penalizações vão desde não aparecer no Explorar até derrubar o seu conteúdo, ou a sua conta, por completo.
3 - Arrasta pra cima x Sticker
Porque vai deixar de assistir? Os stories são a plataforma perfeita para stickers e eles acham que assim é mais clean, é possível de formatar e assim, as pessoas podem responder os stories e criar discussões. Pode trazer interações mais interessantes!
4 - Anúncios diminuem o alcance
Eles não entraram muito afundo nisso, eu queria saber por exemplo se tem diferença usar o Gerenciador ou o botão Patrocinar. Mas, Charles falou que os anúncios não diminuem o alcance. Comprar anúncios não atrapalha a distribuição orgânica dos seus posts.
5 - O algoritmo
Antes, no Instagram, a entrega era feita por ordem cronológica. Segundo Charles, eles mudaram a dinâmica porque as pessoas não estavam vendo 70% do conteúdo que seus amigos publicavam.
Os algoritmos ajudam você a ver mais posts e Charles reforçou que existe mais de um! As interações são importantes, mas o que faz seus conteúdos aparecerem para as pessoas é:
- Isso é interessante para ela?
- Qual o relacionamento da pessoa com a sua conta?
- Você interage com ela?
Veja mais sobre o algoritmo neste post.
Dicas do Charles Porch para se destacar no Instagram
O Charles deu algumas dicas para quem quer se destacar produzindo conteúdo no Instagram:
- Autenticidade é o melhor caminho: nem sempre é sobre o quão perfeito é um post, mas sobre a conexão que você gera e o quão autêntico você se mostra.
- Qual seu propósito com essa publicação?
- Use TODO o aplicativo. Poste fotos, faça stories, reels, live de vez em quando. Cresça a sua audiência se conectando com o seu público de todas as maneiras.
- Se adapte: veja o que funciona e o que as pessoas gostam mais e repita.
Gostou desse post? Qual mito você tem? Me conta nos comentários!