28/12/2022 às 20:14 Marketing Digital Instagram

Marketing não é só Instagram

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O Instagram nasceu em 2010 e de lá para cá se tornou um vício entre todos nós. São mais de 1 bilhão de usuários ativos e diversos conteúdos publicados por segundo. Quando queremos comprar alguma coisa ou até mesmo nos distrair de algo, com alguns toques na tela, recorremos ao Insta.

Com isso, todo o Marketing da maioria das empresas, principalmente o de pequenos negócios, é feito todo na rede social queridinha do Mark Zuckerberg. Será que essa é a melhor opção para o seu negócio? Será que a sua empresa pode depender e apostar todas as fichas em um só lugar? Eu se fosse você não faria isso. Marketing não é só Instagram e eu posso provar isso para vocês!

O que é Marketing?

Para Philip Kotler, a maior autoridade do assunto, marketing é satisfazer as necessidades humanas em troca de produtos e serviços. Em uma via de mão dupla, as empresas geram valor para as pessoas e recebem lucros. Por isso, acima de tudo, as pessoas precisam ser o centro das operações de marketing. 

Porque não depender só do Instagram?

A partir dessa explicação de Kotler já dá para entender porque não podemos depender só de uma plataforma. Mas, vou dar alguns bons motivos para reforçar esse argumento. Vem comigo!

1. Nem todos tem as mesmas necessidades

Você pode vender o mesmo produto para diferentes pessoas. Entretanto, nem sempre eles vão ter as mesmas necessidades e objetivos. As pessoas podem estar em momentos diferentes de compra, precisar de informações diferentes e até ter o seu contato de um jeito fácil. Na maioria das vezes, o Instagram não facilita o acesso e organização dessas informações como um site ou uma conta no Google Meu Negócio fariam. 

2. E se o Instagram acabar?

O Instagram é uma ferramenta que pertence a Meta. Hoje ela é rentável e oferece lucros bilionários para a empresa. Mas, e amanhã? E se amanhã, os acionistas acordam e decidem que não querem mais o Instagram? Você corre o risco de perder toda a sua presença digital devido ao fim da plataforma.

3. O Instagram tem suas próprias regras

O algoritmo do Instagram não é um bicho de sete cabeças e eu prometo desvendar os segredos dele com você. Mas, no Instagram além de respeitar as regras e diretrizes deles, você nem sempre terá o destaque que o seu conteúdo merece na plataforma. Seguindo as regras de ranqueamento, uma publicação que você teve muito esforço para fazer, pode ser em vão se não tiver engajamento (e venda!) alguma. 

4. Nem sempre as pessoas recorrem ao Instagram

Confessa, apesar do Instagram ser um grande vício na nossa rotina, ele não é a única ferramenta disponível. Tenho certeza que quando você precisa de um telefone ou de um endereço acaba recorrendo primeiro ao Google e depois ao Instagram. Não é mesmo? E a busca do Instagram funciona MUITO diferente da busca do Google!

As pessoas usam sim o Instagram para buscar informações. Uma prova disso é que só neste mês de março (ainda estamos no dia 18), eu já tive mais de 400 visitas e 388 vieram do Google e não do Instagram. São pessoas que me encontraram de maneira orgânica. Esse reflexo vira novos seguidores no Instagram e até contatos de orçamento para consultoria no WhatsApp.

Como as pessoas te encontram? Se elas buscam o seu nome no Google você é encontrado? Quer entender quais são os melhores canais para o seu negócio?


28 Dez 2022

Marketing não é só Instagram

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