O Pinterest é uma plataforma de descobertas que é usada por mais de 400 milhões de usuários no mundo e por 46 milhões de pessoas no Brasil. Com a missão de trazer inspiração para as pessoas criarem a vida que amam, ele é o lugar perfeito para que você seja a solução para o que o seu cliente busca..
Entenda alguns conceitos do Pinterest
- Pin: é o post que é feito na plataforma;
- Pinner: é o nome do usuário da plataforma;
- Pinnar: é o ato de criar ou de salvar um post;
- Pastas: lugar que você reune os Pins de um mesmo tema.
Crie uma conta comercial no Pinterest
Agora que você já entendeu esses conceitos, para ter o seu negócio no Pinterest você precisa ter uma conta de negócios. No vídeo abaixo eu explico como fazer a sua:
Entendendo o perfil de uma conta Business
É muito importante preencher todas as informações do seu perfil. É por meio delas que as pessoas vão saber sobre o que é o seu conteúdo e também vão conseguir te encontrar.
No Perfil de um Pinner, você vê:
- O nome (eu uso o meu nome + o que eu faço para auxiliar na busca);
- Pronomes que eu atendo;
- Meu site (viu que tem um checkzinho? É pq ele tem as tags instaladas e mesmo se você pine um conteúdo meu, eu recebo as impressões que o conteúdo teve);
- Meu nome de usuário (que assim como no Instagram também é @portaldamari);
- A descrição do que eu faço;
- O número do seguidores (que no Pinterest não é TÃO importante);
- O número de pessoas que eu sigo;
- O número de visualizações mensais (principal métrica do Pinterest já que seus conteúdos chegam também para outras pessoas).
Crie suas pastas de acordo com o serviço/produto que você oferece
Depois da área do perfil, você vê os Pins criados, que tem todos os Pins que as pessoas fez e os salvos, que são organizados entre pastas. Nesta segunda área você vê os Pins criados pela pessoa mas também outros que ela pinou de outros criadores. Se você tem uma loja e sobe o seu catálogo na plataforma, você também tem disponível uma área de Loja.
Você pode definir as pastas de acordo com o conteúdo que você irá publicar. No meu caso, além de falar sobre Marketing, eu também pino conteúdos de inspiração que eu sei que meus clientes podem gostar e também coisas que eu gosto de moda e beleza.
*Dica extra: ter uma boa descrição das suas pastas vai otimizar ainda mais a sua conta.
O que não pode faltar em um bom Pin?
Neste pin abaixo eu mostro tudo o que você precisa para criar uma imagem perfeita para o seu pin. Mas, e a parte do texto?
Na parte de texto, o seu pin PRECISA TER:
- Título;
- Descrição e hashtag;
- Link para um site, Instagram ou Youtube (não coloque para o WhatsApp).
É preenchendo esses detalhes que você será encontrado com mais facilidade neste canal.
Quer aprender mais sobre Pinterest?
>> Conheça meus outros Pins no meu perfil do Pinterest.