As hashtags podem fazer muita diferença na sua produção de conteúdo. Para o bem ou para o mal. Por isso, é importante entender como elas funcionam e evitar alguns erros que podem prejudicar a sua conta.
O que são hashtags?
Primeiro de tudo vamos entender o que são as hashtags? Essas palavras que aparecem nas legendas ou comentários com um símbolo de jogo da velha antes (#) são agrupadores de conteúdo. Por isso, quando você inclui uma hashtag em seu post, você está falando para o algoritmo: "ei, olha aqui, esse conteúdo pode ser legal para outras pessoas que também gostam disso". Então, para usá-las você precisa ser estratégico!
Como escolher as melhores hashtags?
Tem gente que fala que as hashtags funcionam melhor na legenda, tem gente que que discorda e só posta hashtags nos comentários, a questão é que tudo vai depender muito de nicho para nicho e só testando é que você vai saber o que é melhor para você. No Instagram é possível postar até 30 hashtags, mas será que você precisa MESMO de tudo isso?
Eu sempre tento pensar nos seguintes critérios para escolher uma hashtag:
- Nicho: #beleza
- Tema: #BaseBTSkin
- Marca: #NomeDaSuaLoja
- Localização: #jau
Mas, não basta só isso. Eu sempre faço uma pesquisa para ver quais são os outros conteúdos que estão dentro da plataforma e também quem interage com eles. Por exemplo, dentro da #summer, você encontra MILHARES de posts que podem ser nada a ver com o seu conteúdo de moda para o verão. Lá você também encontra muita foto de praia, piscina, corpos e pelo tamanho da hashtag, que tem vários outros posts, o seu conteúdo pode acabar nem se destacando.
Então, se atente aos tamanhos e prefira hashtags que ao invés de 100 milhões de posts, tenham um número menor. Você também pode variar usando as palavras que tem pouco, médio e muito conteúdo. Eu fiz consultoria com uma profissional de Coloração Pessoal. Para ela, as hashtags que tem mais resultados são as bem específicas como #primaveraclara #invernoprofundo.
Para falar de Marketing eu também tomo MUITO cuidado. Porque quando eu entro lá vejo que os posts tem interação com outros profissionais. Este não é o público que eu quero atender. Por isso, acabo escolhendo as palavras que são mais específicas.
Eu poderia usar #digital ou #sucesso, mas elas não me levariam a lugar nenhum. É muito comum que algumas pessoas coloquem as hashtags distribuídas ao longo do texto ao invés de agrupá-las no final. Não tem nenhum problema se você optar por isso. Mas, tome muito cuidado para não colocar #aleatórias no meio do seu conteúdo. Já vi diversos posts que marcam #palavras que não faziam sentido algum para a busca daquele conteúdo.
Pense sempre na experiência e na jornada do seu consumidor. Pense se aquilo faz sentido. Se é algo que as pessoas vão clicar ou se é algo que as pessoas clicariam se estivessem pesquisando por essa hashtag.
Posso usar hashtags na bio?
Poder até pode, mas novamente: vai fazer sentido para a sua estratégia? Muita gente coloca hashtags em sua bio que acabam levando as pessoas para fora do seu perfil. Isso não é nada legal. Por exemplo, se eu sou uma loja de roupas e coloco #moda na bio, vou levar as pessoas para outros posts e elas podem até esquecer como chegaram até mim ou não lembrar da minha @.
Mas, se eu colo #ModaNomeDaLoja faz mais sentido. Mesmo que a pessoa saia do seu perfil, ela vai encontrar conteúdos produzidos por você e por suas clientes e pode ficar ainda mais inspirada para fechar negócio com você. Ter uma hashtag própria e colocá-la no perfil é bem mais eficiente e vai te trazer muito mais resultados.
Então, apague agora as hashtags aleatórias que estão na sua bio, pense em uma que tem tudo a ver com você e com os seus seguidores e incentive suas clientes a usarem!
Cuidado com as hashtags proibidas!
#seguidores, #sorteios são apenas alguns exemplos de palavras que são ocultadas pelo Instagram. Se você usa elas em seu conteúdo acaba prejudicando o alcance da conta. Tome cuidado! Antes de usar hashtag entre em cada uma delas, veja se elas não estão ocultadas e se os outros posts fazem sentido para a estratégia do seu negócio.
Essa é a forma mais inteligente de conseguir atrelar o seu post ao que realmente importa. Faz sentido para você? Me conta nos comentários os maiores desafios para você ao usar hashtags!