28/12/2022 às 19:58 Instagram

Atualizações do Instagram: o que podemos esperar?

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6min de leitura

A cada semana surge uma nova atualização no Instagram. Algumas que fazem sentido, outras que não fazem tanto e no fim, o que fica, é aquele sensação de que nunca vamos fazer o suficiente para a plataforma. Ainda mais porque o que parece no fim das contas é que tudo o que tem sido modificado vem para exigir cada vez mais das marcas e criadores de conteúdo.

Eu não acho que o Instagram está morrendo. Assim, como acho que o Facebook não morreu. Tudo sempre vai depender da necessidade de cada público. Mas, o que fica cada vez mais claro para mim é que a gente não pode mesmo se apegar a só uma plataforma. Ir plantando as nossas sementinhas em outros canais é mais importante do que nunca.

Atualizações do Instagram de Maio

Vou colocar aqui algumas atualizações que já podemos ver até o dia de hoje (18 de maio) e a minha opinião sobre cada uma delas.

Cuidado na hora dos prints

Para oferecer mais segurança aos usuários, agora as pessoas vão ser notificadas quando alguém tirar print da mensagem enviada. De acordo com o site Olhar Digital, essa notificação aparecerá somente para quem aderir às mensagens temporárias (que desaparecem depois de um tempo) e não para todas. Essa atualização já está disponível para você?

Stories demonstrativos

Eu não sei se esse é o nome oficial e ainda não vi nenhum comunicado da plataforma sobre essa mudança. A atualização ainda não está disponível para mim e o que eu sei, foi o que eu vi em sites de fofoca:

O que EU, Marina, acho dessa atualização até o momento só olhando informações superficiais: acredito que ela pode ter surgido diante do hábito que temos de pular muitos stories. Tanto de marcas quanto de criadores.

Ontem mesmo eu estava vendo as publicações de uma marca que começou a me seguir e tinham mais de 30 stories seguidos, com fotos de modelos usando roupas, apenas como se fosse uma vitrine ou um catálogo em que você escolhe. Pulei todos e foi assim que isso me veio em mente.

O mesmo acontece com criadores de conteúdos, que fazem desse espaço o seu reality show particular, postando coisas que são irrelevantes e aleatórias na maior parte do tempo. O resultado? Todo mundo pula!

Eu acho desumano gurus que pregam que a gente tem que aparecer no story de hora em hora, como se fosse a propaganda da Telesena, para falar alguma coisa ali, mesmo que seja nada com nada. Para mim não faz nenhum sentido nenhum e prejudica o alcance e engajamento da conta muito mais do que ajuda.

Como eu disse no começo desse artigo, eu acho que essas mudanças do Instagram, e essa principalmente, vem para exigir mais dos criadores e das marcas. Para o Instagram, a relevância de um conteúdo é muito importante e quando ele percebe que as pessoas estão mais pulando do que assistindo um conteúdo, isso pode ser um problema.

Quando isso acontece elas acabam passam menos tempo na plataforma, veem menos anúncios e eles ganham menos dinheiro. Com essa mudança, o que muda? Vamos ter que batalhar MUITO para conquistar a audiência nos primeiros stories e mantê-los engajados no restante.

Ao todo, eu não acho essa mudança TÃO ruim. É claro que vai ter uma queda brusca nas visualizações dos stories. Isso não dá para negar. Só que falando como usuária, eu acho ótimo. Provavelmente vou acabar vendo tudo só de quem realmente me interessa, meus amigos, minha família, marcas que tenho um apego maior e criadores de conteúdo que eu realmente gosto de acompanhar.

Na prática, como criadora e marca, se o seu objetivo é ter as pessoas te assistindo ali, em todos os seus 50 stories que você faz diariamente, você vai ter que fazer valer MUITO a pena e caprichar no conteúdo. Vai dar ainda mais trabalho.

Update: o CanalTech entrou em contato com a Meta e um porta-voz informou que: “Este recurso está em fase inicial de desenvolvimento e sendo testado com uma pequena porcentagem de pessoas na plataforma. No momento, não temos planos de lançamento para compartilhar, mas avisaremos sobre qualquer atualização”.

O feed todinho na vertical

Alguns dizem que essa mudança é a pura dor de cotovelo do TikTok. Quem sou eu pra dizer que não? Segundo Adam Mosseri, head do Instagram, a nova proposta do feed que já está sendo testada passará a ser todinha na vertical, tanto para fotos quanto para vídeos, o seu conteúdo vai precisar ser em 1080x1920.

Trecho do vídeo publicado no Instagram do head do Instagram Adam Mosseri que mostra que as fotos serão na vertical

No vídeo, Mosseri fala de como os conteúdos vão ser mais imersivos daqui pra frente. Mas, sabe o que eu reparei? Olha só como as legendas vão ficar diferentes! Nesse espaço, quanto menos texto melhor, na minha opinião, já que a leitura de textos maiores fica horrível nesse formato (se você ainda não tem esse novo feed como eu, é só tentar ler um textão feito em algum Reels - a experiência é péssima). Com isso, vai ser muito mais fácil explicar tudo o que você precisa em um vídeo. O que dá mais trabalho e, novamente, exige mais dos criadores e marcas.

Atualizações desse primeiro semestre de 2022 que mostram a exigência da plataforma com criadores de conteúdo e marcas

Ranking de Originalidade

Em abril desse ano, o Mosseri já tinha informado sobre um ranking de originalidade. Nada mais do que dar preferência de visualização a conteúdos nativos que são criados na plataforma e para a plataforma.

Na minha opinião, essa mudança vem para acabar de vez com conteúdos que chegam com a marca d'água de outras plataformas como o TikTok. Até por isso, o Instagram tem facilitado a criação de vídeos lá seguindo as tendências e músicas que estão em alta, como eu mostrei nesse vídeo aqui.

Página inicial, Seguindo e Favoritos

A atualização oficializada em março trouxe três opções de visualizações do conteúdo:

  • Página inicial: em que os conteúdos são mostrados de acordo com o algoritmo. É aqui que você vê os stories!
  • Seguindo: os posts aparecem em ordem cronológica. Todos os posts, de todas as pessoas que você segue, aparecem conforme a ordem em que foram postados.
  • Favoritos: possibilita que você escolha quem são as suas pessoas favoritas para ver os conteúdos em ordem cronológica.

A mudança veio para oferecer mais controle para os usuários sobre como eles gostam de usar a ferramenta. Apesar de não gostar muito do feed cronológico, essa era uma das mudanças mais pedidas pelas pessoas. E vocês? Qual das três abas vocês usam mais?

As coisas mudam, vão mudar e não temos controle sobre isso

Não tem jeito. O Instagram vai continuar fazendo as alterações que eles acharem necessárias em busca do que eles priorizam de verdade: o lucro. O que não podemos esquecer diante dessas mudanças, que exigem cada vez mais da gente, é que o Instagram é consumido por pessoas. Por isso que conhecer os seus clientes é tão importante para criar a sua estratégia digital.

Então, é claro que conteúdos pessoais vão se sobressair a conteúdos de marcas e criadores de conteúdo. Se você tivesse que priorizar conteúdos, você ia escolher o de uma amiga que você gosta muito ou do Magazine Luiza?

Se vocês gostaram desse artigo, por favor, deixe o seu like aqui na publicação. Comenta também quais são as suas percepções sobre essa mudança pra gente poder construir uma nova visão do que é importante na hora de criar e consumir conteúdo.

Quer uma estratégia eficiente para o Instagram? Vem pro Portal da Mari!



28 Dez 2022

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