Estamos em 2023, mas tem gente que jura que TikTok é sinônimo de dancinha ou feito para a geração Z. O que eu acho sobre isso? Bora superar. Embora em 2020 as dancinhas tenham dominado o aplicativo de entretenimento, outros conteúdos inspiradores e até educativos tem se destacado. Não é a toa que muitas pessoas já estão usando a ferramenta para aprender coisas novas e até feito compras baseado no que veem no app.
No meu caso, meu feed é invadido por publicações que mostram receitas e na busca sempre procuro por coisas que vão ajudar o meu dia a dia. Já busquei como limpar airfyer, sempre tô procurando por avaliações antes de comprar algo e amo ouvir histórias. E você? O que mais curte da rede vizinha?
Veja alguns vídeos que provam que TikTok não é só dancinha
Separei exemplos de marcas que usam a ferramenta nativa da plataforma para mostrar seus produtos e serviços sem super produções.
Belong.be
Usando o filtro de tela verde (nativo da plataforma), a marca de beleza mostrou quais são as trends de beleza para o necessáire. Essa é uma ótima alternativa e pode ser replicada para os mais diferentes nichos e tipos de negócios.
C&A
Sem superproduções, a C&A faz parceria com influenciadores, dentro do provador de suas lojas para mostrar como usar uma peça de diferentes maneiras.
Calli Papelaria
Vamos colocar marcas pequenas na jogada? Marcas pequenas tem ganhado muito reconhecimento e espaço com os conteúdos educativos que produzem. Esse da Calli Papelaria mostra como um produto que ela vende pode durar mais.
Art Papelaria
Desde o começo essa marca pegou jeito e entendeu o que poderia fazer. Pra mostrar o que vendem, eles compartilham o que cada cliente pediu com a proposta de que você que assiste vai montar o pedido junto.
Samambaia Store
Essa loja de roupa também tá produzindo um conteúdo bem legal. Ela está mostrando vários estilos, com as roupas que ela vende, até as pessoas encontrarem o delas.
Clara Resorts
O Clara Resorts, um resort suuuuper premium aqui do interior de São Paulo, viralizou no TikTok com as receitas que eles compartilham. A proposta é super legal para que os hóspedes possam levar pra casa um pouco do que comem no hotel.
Trouxe esse conteúdo porque ele viralizou com a frase do Clara In Casa, chegando como piada em outras redes. A marca ganhou um alcance provavelmente maior do que o esperado com a viralização. Isso é bom? Depende. A maioria das pessoas está fazendo piada com os posts. Espero que o resultado tenha sido positivo financeiramente e eles tenham conseguido mais reservas, o que me faz pensar:
- Será que é o público que eles queriam?
- Se o seu conteúdo viraliza você conseguirá atender a todas as pessoas que te procurarem?
E no Instagram, a dinâmica é a mesma?
Bem parecida e super entendo se você quiser aproveitar os vídeos da rede vizinha para lá. Entretanto, existem algumas recomendações do próprio Instagram para o seu conteúdo performar melhor:
- Seja autêntico, não adianta copiar o conteúdo alheio;
- Não use conteúdos em baixa resolução;
- Não use vídeos com marcas d’água de outras redes;
- Não use vídeos sem som; evite reels com bordas (publique conteúdo vertical 9x16 - não faça vídeos quadrados ou horizontal);
- Evite reels que sejam majoritariamente textos.
Quer saber como seu conteúdo pode ser mais recomendado? Eu dei algumas dicas sobre as recomendações do Instagram.
Vamos ver algumas inspirações no Instagram?
Wondersize
Conteúdo que mostra como o produto é bom na prática.
Claudia Savelli
Mostra autenticidade para mostrar como usar suas peças.
Phoebe Jones
Conteúdo autêntico e até um pouco satisfatório!
Espero que esse conteúdo tenha te inspirado a criar vídeos legais para as suas redes.
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