Toda vez que o Instagram cai o papo é o mesmo: pânico e desespero como se a vida fosse acabar. Se você está chegando agora neste blog saiba que eu levanto a bandeira de que você não pode apostar todas as suas fichas só no Instagram. Isso não faz nada bem para o seu negócio. Você PRECISA ter o apoio de outras plataformas para ser encontrado.
Foi pensando nisso que decidi separar algumas orientações e inspirações não se desesperar a cada vez que o Instagram cair.
Mantenha a sua conta segura
A rede do tio Zuck tem muitas falhas e sempre tem gente tentando passar a perna na gente pra depois pedir resgaste da conta, por isso você precisa fazer a sua parte para manter o seu Instagram seguro. As principais recomendações da plataforma sobre este tema são:
- Ter um e-mail cadastrado e confirmado;
- Ter um telefone cadastrado e confirmado;
- Usar autenticação de dois fatores por aplicativo (eles recomendam o Google Authenticator e o Duo Mobile).
Tenha um site
Ter um site é fundamental para a saúde do seu negócio. Ele passa mais autoridade, facilita o processo de vendas e te ajuda a ser encontrado em outros canais. Muita coisa mudou nos últimos tempos e existem plataformas de e-commerce, como a Shoppub, minha parceira, que cobra um valor justo e tem um time de sucesso do cliente voltado para te ajudar a colocar o seu site no ar da melhor maneira possível.
Se você ainda não está no momento de ter um e-commerce, eu recomendo que você tenha pelo menos uma página com um domínio personalizado que fale o que você faz, o que você vende, seu telefone, seu WhatsApp e o seu endereço. Eu uso a AlboomPro pra fazer isso, mas agora é possível criar até no Canva!
Se eu fosse você, faria isso pra ontem! Não dá pra continuar colocando o nosso negócio em risco a cada bug no Instagram.
Tenha um catálogo no WhatsApp
O catálogo no WhatsApp ajuda e facilita muito o processo de compra, ainda mais quando o Instagram cai. Isso sem falar que você não vai precisar enviar várias mensagens com o seu produto. Apenas uma mensagem falando como acessar o catálogo já resolve o problema. Eu ensino como criar um catálogo de WhatsApp aqui.
Faça um cadastro no Google
Sua empresa está no Google? Ainda não? Então, precisa estar. Esse cadastro vai te ajudar a ser encontrado com muito mais facilidade quando o seu cliente te procurar por lá.
No dia 16 de setembro, estará disponível o meu curso de Google meu Negócio na eduK com várias orientações para o seu perfil lá ter o melhor desempenho possível.
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Um espaço para empreendedoras que querem aprender um marketing real e possível.