Não é fácil ser empreendedor no Brasil. São várias dificuldades que enfrentamos no dia a dia. Por isso, o Instagram não precisa mais ser um empecilho para o seu negócio. Esse post vem com o objetivo de ser um Guia para fazer o básico bem feito no Instagram.
Conheça o seu negócio e também os seus clientes
O grande erro das pessoas é achar que no Instagram é só postar. Não é bem assim! O Instagram da sua marca é bem diferente da sua conta pessoal. Criar uma estratégia digital vai muito além de só clicar uma foto e colocar qualquer legenda (ou até mesmo nenhuma)!
No meu curso da Eduk "Instagram: como inspirar, entreter e vender" você aprende o passo a passo para conseguir ter resultado nesse canal. A primeira aula está disponível no Youtube gratuitamente e eu tenho certeza de que ela vai ser o primeiro passo para transformar o seu negócio.
Você precisa conhecer bem o seu negócio, conhecer bem os seus concorrentes e conhecer bem os seus clientes para se destacar no digital. Quando você responde essas perguntas, já tem meio caminho andado para criar uma boa estratégia digital.
Assista essa aula gratuita! Eu tenho certeza de que você vai adorar!
Organize bem o seu Instagram
Ao bater o olho no seu Instagram o seu cliente ou futuro cliente consegue entender facilmente o que você faz e como pode comprar o seu produto ou serviço? Já falei em outro post sobre tudo o que a sua bio precisa ter. Mas, vou reforçar aqui algumas dessas:
- Ter uma boa imagem;
- Ter uma descrição clara e direta do que você faz;
- Colocar um link direto para que as pessoas entrem em contato com você!
Parece que isso é bobo, mas essas coisas facilitam muito o seu dia a dia e também quem vai entrar em contato com você!
Crie conexão com os seus clientes
Tá difícil de conseguir engajamento por aí? Fica difícil conseguir algum engajamento se você só foca em postar apenas o seu produto. Ninguém entra na internet só para postar. Pode acreditar! As pessoas estão em momentos diferentes de compra quando navegam na internet.
É preciso criar uma conexão com os seus clientes e é criando conteúdos que você consegue fazer isso. Crie publicações que vão ajudar as pessoas! Tenho um vídeo no Youtube que dá algumas dicas sobre isso, mas no curso da eduK eu mostro como usar uma Matriz de Conteúdo super legal que vai te ajudar a alcançar mais pessoas.
Existem algumas coisas que não podem faltar no seu post:
- A cidade que você atua: para que o algoritmo te mostre cada vez mais para as pessoas da sua região;
- O preço do seu produto: preço não precisa ser segredo. A não ser que o conselho que regulamenta a sua profissão não permita que você divulgue o preço ou se é preciso fazer um orçamento, não há problema algum em divulgar o valor do que você faz!
- Uma chamada para ação: termine a publicação com uma frase que leve as pessoas a tomarem uma ação: curtir, comentar, salvar ou até mesmo clicar no link da bio para comprar.
O básico bem-feito
Ter consistência é o último segredo para se dar bem no Instagram. De nada adianta fazer 5 posts em um dia e ficar depois 5 dias sem postar. Vá no seu ritmo, mas faça! Essas dicas são bem básicas e vão te ajudar a começar bem na internet. Responder essas perguntas sobre o seu negócio e sobre o seu cliente já é mais do que boa parte das marcas já fazem por lá!
Quer ir além? Torne-se membro da eduK e assista ao curso completo!