O post de hoje tem algumas dicas para você que sempre fica na dúvida do colocar na sua bio do Instagram. O espaço que tem apenas 150 caracteres é crucial para que as pessoas entendam do que o seu perfil fala e tomarem a decisão de te seguir ou não.
Diagnóstico da bio
Antes de entender o que você precisa melhorar na sua bio, vamos conhecer cada espaço?
- Foto: caso você opte por colocar a sua logo aqui, garanta que ela esteja super legível. Mas, se você colocar a sua foto, escolha uma que dê para ver bem o seu rosto e esteja clara.
- Nome de usuário: é a sua @. O nome que você vai divulgar para todo mundo para ser encontrado no Instagram. Tente sempre colocar um nome fácil de ser falado e entendido. Eu tenho o sobrenome bem complicado, por isso preferi não usá-lo em meu nome de usuário.
- Nome: muitas pessoas colocam o próprio nome ou o nome da sua marca nessa área. Eu gosto também de acrescentar uma palavra-chave relacionada ao meu trabalho. Pois, ela facilita que meu perfil seja encontrado na busca do Instagram.
- Descrição: aqui você tem 150 caracteres para explicar de maneira rápida e prática o que você faz. Meu conselho aqui é que você vá direto ao ponto. Evite muitos rodeios ou explicações muito subjetivas sobre o seu trabalho.
- Link: o link é uma área importante. Você pode criar uma página com vários links de suas outras redes sociais ou do seu site. Caso você não tenha outros canais, facilita muito colocar o link rápido para o seu WhatsApp. Isso encurta o caminho do seu cliente até você.
- Destaques: os destaques são muito importantes para que os novos seguidores saibam mais sobre você. Eu recomendo sempre que você mantenha esses espaços atualizados. Os três que eu recomendo:
- Sobre você/Sobre a sua marca: fale sobre você e sobre a sua marca. Nesse espaço, é legal também colocar links rápidos para contato com você, endereço e até horário de funcionamento.
- Serviços/Catálogo: que tal criar um catálogo para facilitar o acesso a produtos que você tem disponível?
- Depoimentos: mostre o que seus clientes mais gostam no seu trabalho.
Coisas para você não fazer na sua bio
1 - Não use hashtags genéricas no seu Instagram
Hashtags são palavras que linkam um post a outros conteúdos. Mas na bio elas funcionam de outra maneira. Ao invés de agregar o seu perfil a um tema. Você acaba levando as pessoas para um amontoado de outros posts que não são os seus.
Por exemplo, se eu optasse pela hashtag #marketing em minha bio, estaria levando as pessoas para uma área que não tenho controle e que pode ter muitos posts que não condizem com os valores do que eu acredito no marketing. O mesmo acontece se você colocar na bio da sua loja a palavra #lojademoda. Você estará facilitando o acesso das pessoas para publicações de suas concorrentes no Instagram.
Só coloque hashtag no seu Instagram caso ela seja uma hashtag própria. Por exemplo, no BBB os participantes costumam colocar hashtags de suas torcidas. A Jessilane, da edição de 2022, colocou o #TimeJessi. Assim, fica fácil de todos os posts da sua torcida serem encontrados.
ASSISTA AO VÍDEO COMENTANDO A BIO DOS PARTICIPANTES DO BBB 22 + DICAS PARA A SUA BIO
Se você tiver uma hashtag própria como #EuUsoNomeDaMarca ou #ComiAquiNoRestauranteX vale você colocar. Porque assim, você estará direcionando seus seguidores para experiências do seu cliente com a sua marca.
2 - Não deixe os seus destaques desatualizados
Muitas vezes, quem vende produtos deixa nos várias coisas antigas que já até esgotaram no estoque. Isso pode, às vezes, frustrar o seu possível cliente. Tente apagar o que não está mais disponível para venda e foque no que é realmente importante e indispensável para o seu negócio.
3 - Tome cuidado com os contatos desatualizados
Não tem nada mais frustrante para uma pessoa do que ela tentar entrar em contato com uma marca e aquele não ser o número de telefone dela. Por isso, mantenha sempre esses números em dia para encurtar o caminho do cliente até você.
> A Luh Testoni fez um vídeo com outras três dicas do que não fazer na sua bio para que ela fique ainda melhor. Clique aqui para assistir e saber quais são:
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