O Youpix Summit é um evento que dura três dias e tem o principal foco de falar sobre influência e criação de conteúdo. Entre os encontros que aconteceram, trouxe aqui alguns insights sobre o encontro entre entre Alana Rizzo (Gerente de Políticas Públicas do YouTube no Brasil), Natalia Paiva (Gerente de Políticas Públicas do Instagram Latam), Natália Neris (coordenadora de Políticas Públicas do Twitter no Brasil), mediado por Cris Dias (Creative Strategist e sócio da Ampère), sobre as plataformas como agentes de mudança.
As plataformas já estão agindo para prevenir abusos e posts com discurso de ódio, com a ajuda da inteligência artificial elas tem feito um bom trabalho em diminuir estes conteúdos. Ainda há muito a ser feito, mas é preciso que os usuários também façam a sua parte para criar uma comunidade mais saudável.
1 - Leia as regras da plataforma
Você já leu as regras das mídias sociais que você usa? Pode parecer besteira, mas assim como você não começa a dirigir sem antes saber como funciona a embreagem, freio e acelerador, o uso das redes também fica melhor a partir do momento que você entende como ela funciona.
Segundo Natália Paiva, todas as políticas criadas pelas plataformas não foram pensadas do dia para a noite, elas foram criadas com um motivo e devem ser respeitadas. Conhecer as ferramentas vai te orientar melhor na hora de criar as publicações e sofrer penalizações.
2 - Ajude a denunciar
Para uma comunidade segura é preciso denunciar. Só assim, as plataformas vão conseguir entender melhor como penalizar alguns conteúdos. Denunciar é muito importante! Como são muitos usuários, nem todos passam por um processo de revisão humana, alguns posts são identificados pela máquina, mas outros não, por isso é fundamental denunciar!
3 - Use as ferramentas a seu favor
Silencie, restrinja, bloqueie. Use as ferramentas disponíveis na plataforma para preservar a sua saúde mental.
O que você tem feito na hora de criar as suas publicações? Você faz sua parte para criar uma comunicação mais saudável?