A gente precisa ir além do Instagram. Acho que essa é a frase que eu mais tenho repetido nos últimos dias. Não podemos depender de uma única rede social como ponto de comunicação e relacionamento com os nossos clientes. Eles precisam ter informações de onde vão nos encontrar em diferentes canais. Não tem problema escolher o Instagram como a sua rede de principal ação, mas é preciso pensar em estratégias eficientes que vão deixar o seu negócio sempre online.
Como identificar se o Instagram caiu?
Hoje, 2 de setembro, a rede social favorita dos usuários apresentou instabilidades. O aplicativo online apresentava alguns erros e no computador, completamente offline.
Depois, o feed não atualizava, os stories davam erro. Foi quando eu recebi uma mensagem de uma amiga falando: "você avisou que não pode depender só dele, ele caiu". Ela me mostrou que os gráficos do Downdetector estavam altíssimos e então tive certeza:
Quando o Instagram sai fora do ar, como manter o seu negócio online?
Apesar do Instagram estar fora do ar, eu estou tranquila. Porque eu sei que se alguém quiser contratar os meus serviços ou ver os meus conteúdos, vai facilmente me encontrar no Google. Seja digitando o meu nome, minha @ do Instagram ou procurando pelo meu site. O que me faz ter esta tranquilidade é ter presença em diferentes canais. Você também pode fazer isso:
- Tenha uma conta no Google Meu Negócio: você ganha relevância nas buscas, principalmente em sua localização, e as pessoas conseguem encontrar informações importantes lá como o seu WhatsApp ou número de telefone.
- Tenha um site: eu entendo que os investimentos para ter um e-commerce são altos para alguns negócios. Mas, nada impede que você tenha um site em um criador gratuito. No próprio Google Meu Negócio você pode criar essa página, mas também tem opções como a Alboom e o Wix. Em um site como o meu, feito na Alboom, você pode incluir os seus dados principais e mais importantes como endereço e botão rápido para o WhatsApp.
- Tenha um e-commerce: ter um e-commerce garante que você vai vender 24x7. O cliente muitas vezes não vai nem precisar do seu atendimento. Ele vai até o seu site e compra. Quantas vezes você já não fez isso? Com planos a partir de R$49/mês você já consegue colocar sua loja no ar pela Tray.
- Sempre divulgue o seu WhatsApp para os seus clientes: manter um relacionamento com essas pessoas por lá pode ajudar muito a não perder uma venda quando o Instagram cai. Você pode até ter um catálogo de vendas com seus principais produtos.
O que nos resta a fazer neste momento é sentar e esperar a instabilidade do Instagram passar. Normalmente isso não dura muito tempo! Mas, já aproveita para começar a colocar em prática a sua presença no Google e pensar na possibilidade de ter um site!