O instagram tem milhões de contas. Então, como ele classifica o que vai chegar para você? Já contei anteriormente como o algoritmo funciona no Feed, nos Stories, no Reels e no Explorar. Hoje, vou compartilhar com vocês o que a empresa fala sobre a área de Pesquisa. Finalmente a empresa se pronuncio como eles classificam os resultados de interesses que aparecem ali na área de busca.
Como o Instagram classifica os resultados de pesquisa?
Essa área foi desenvolvida para te ajudar a encontrar tópicos e contas do seu interesse. Então, por exemplo, se você colocar lá "brincos", ele vai te mostrar contas, hashtags e locais que contenham este termo no nome.
Mas, além do texto que você digita, ele também usa o seu comportamento e os "rastros" que você vai deixando na rede, para ranquear o que é que ele vai te mostrar primeiro. Esses "rastros" são:
- O texto que você está pesquisando: o que você colocou na área de busca é o mais importante. Eles vão tentar relacionar essa palavra com nomes de usuário, conteúdos na bio, legendas, hashtags e lugares.
- Sua atividade: baseado nas contas que você segue, publicações que você interagiu no passado, serão escolhidos conteúdos relacionados. Normalmente aqui também aparece contas e hashtags que você segue ou já visitou na frente daquelas que você ainda não viu.
- Informações sobre as publicações: quando é um tema popular, ele também olha o número de cliques, curtidas, compartilhamentos e seguidores que a conta, a hashtag ou o local tiveram para poder ranquear na busca.
Como a pesquisa fala o que você está procurando, fica claro o que vai te agradar ou não. Para eles acertarem, e manterem você mais tempo dentro da plataforma, será priorizado também conteúdos que são mais relevantes para você como amigos próximos ou até o seu criador de conteúdo favorito.
Como o Instagram te ajuda a aparecer na pesquisa
Aparecer como resultado na pesquisa do seu nicho ou área de atuação é muito importante para ter mais resultados. Para ajudar os usuários, o Instagram publicou algumas práticas que vão te ajudar a aparecer como resposta na pesquisa. Para isso, é preciso:
- Use a palavra-chave do seu negócio no seu nome de perfil: como a busca acontece por texto, é muito importante que ela esteja presente no seu nome para você ser encontrada.
- Use palavras-chave na bio: deixe claro sobre o que é o seu perfil usando a palavra-chave do seu nicho ou área de atuação. Se sua conta for um pequeno negócio que atende determinadas cidades, também é importante compartilhar esta localização na bio.
- Capriche nas legendas usando palavras-chave: para que o seu post seja encontrado na Pesquisa, use palavras-chaves e hashtags na legenda e não nos comentários.
A marca já promete há algum tempo deixar a pesquisa mais objetiva, assim como acontece no Google. Segundo a publicação feita no blog oficial do Instagram sobre o tema, em breve essas melhorias serão lançadas, deixando a pesquisa muito mais completa. Algumas melhorias já estão sendo feitas dentro do idioma inglês e em em breve, elas serão expandidas para outros idiomas, como por exemplo, a busca por Áudio. A rede mais movimentada do tio Zuck também está estudando a pesquisa para exploração. Ou seja, se você digitar "espaço" vai ver fotos e vídeos relacionados ao termo.
O Instagram tem feito diversas mudanças em suas Diretrizes de Comunidade. Por isso, segui-las é uma garantia de que o seu conteúdo ou a sua conta não serão banidos.
O que você precisa fazer para ser encontrada?
- Melhorar o seu nome e a sua bio. Já falei sobre isso no post que é um Guia para Começar no Instagram.
- Trabalhar legendas que tenham palavras-chaves sobre o seu nicho e área de atuação. Esqueça conteúdos subjetivos e que não falam nada com nada.
- Parar de colocar hashtag nos comentários. Eu sempre falo para vocês que o Instagram não é bobo e que não adianta enganá-lo com hackzinhos.
Lembre-se: não precisa se desesperar, não precisa apagar nada, não precisa mudar nada. Vai com calma, no seu tempo e se ajustando as mudanças da maneira como você pode.
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