Muita gente me procura para saber como usar o Instagram. Se você está aqui é porque já percebeu como estar presente na internet é importante para o seu negócio. Você precisa ser encontrada pelos seus clientes e para isso precisa trabalhar com estratégia nas redes sociais. Por mais fácil que possa parecer, não basta só postar no Instagram e esperar que os resultados apareçam. É preciso ter estratégia!
Mas, saiba que se você fica anunciando o seu produto goela abaixo e só posta o seu produto e o preço que ele tem, sem propor criar o minímo de relação com eles, você está começando do jeito errado.
Eu trabalho com comunicação há mais de 10 anos e com marketing digital há seis e sei bem disso. De lá para cá, eu aprendi muita coisa sobre como ajudar as marcas e por isso eu resolvi compartilhar alguns desses aprendizados com vocês. São coisas que não vi apenas em cursos, mas também na execução do dia a dia em perfis de diferentes nichos.
É preciso gerar valor, criar publicações para que as pessoas se identifiquem e mostrar que você sabe tudo sobre o que faz e que você é a exata solução que ele precisa. É hora de começar a ver o Instagram como ferramenta de trabalho! Vamos lá?
Primeiro: é preciso entender que leva tempo
Tenha consistência e não desista. Nada acontece do dia para a noite. Você não vai conseguir muitos seguidores logo de cara, você não vai vender todos os seus produtos em um dia. É preciso ter constância no seu trabalho até ver resultados visíveis. Então, respira. Se acalma e tenta encaixar como fazer tudo isso da melhor maneira, dentro do que você já precisa fazer para o seu negócio.
Segundo: entenda como o algoritmo funciona
O primeiro passo para ter sucesso no Instagram é entender como ele funciona. Eu fiz uma publicação detalhada sobre como o algoritmo funciona aqui no blog. A gente precisa entender que o Instagram não é seu inimigo. Só que ele também não é seu amigo. O Instagram é uma empresa que visa lucros.
E você sabe como ele ganha dinheiro? Quanto mais tempo uma pessoa passa na plataforma, mais anúncios ela vê e assim o Instagram ganha dinheiro. Ele faz isso personalizando a entrega de conteúdo para cada usuário, proporcionando uma experiência única. Quando ele entende o seu comportamento, passa a te enviar anúncios e posts que tem mais a ver o que você procura.
Entendendo isso, você vai perceber que fazer os conteúdos certos, vai fazer com que eles alcancem as pessoas que você quer alcançar. Mas, não basta só fazer os conteúdos assertivos. É preciso postar no melhor horário. Olhe com atenção quando as pessoas estão online na área de insights, faça publicações e interaja com o seu público pelos comentários e pelas mensagens.
Depois que terminar este post, vá para o post que mostra Como o Algoritmo Funciona.
Terceiro: você vai precisar arrumar a casa
Quando você vai comprar algo, ter acesso fácil as informações é uma das coisas que te faz tomar uma decisão mais rápida, não é? Os seus clientes conseguem ter o que precisam sobre você? Eles conseguem seu número de telefone e endereço com apenas um toque? Coisas que você vai precisar ajeitar:
- Tenha uma @ fácil de ser encontrada;
- Escolha uma foto de perfil que chame atenção dos seus clientes e deixe claro que é sua marca;
- Deixe claro na bio o que você faz e atualize todos os seus contatos;
- Tenha destaques e posts que sempre vão deixar claro o que as pessoas vão encontrar no seu perfil.
Quarto: saiba com quem você está falando
O seu produto é a solução que alguém está procurando. Quem são essas pessoas? Ter em mente o seu perfil de cliente vai ajudar muito na hora de vender. Se você quer vender para todo mundo, você acaba não vendendo para ninguém.
Tente mapear a idade, o gênero e principalmente o comportamento (o que essas pessoas compram, o que elas fazem nas horas vagas, o que elas gostam). Quando você entende tudo isso, você consegue fazer uma comunicação que vai tocar essas pessoas, criar um relacionamento com elas e assim vender mais fácil.
Seja a solução que os seus clientes buscam!
Quinto: entenda como é o comportamento das pessoas quando compram
Nem sempre as pessoas vão querer o seu produto logo de cara. Às vezes elas nem sabem que precisam do que você tem a oferecer. Depois quando descobrem que tem um problema e que você pode ser a solução, elas passam a pensar, entender e considerar como você pode ajudá-las. Até chegar a hora de tomar a decisão e é nessa hora que você vai vender!
Sexto: produza conteúdo para os fazer as pessoas entenderem que você é a solução
Postar a foto e o preço do que vende não adianta. Você pode até vender, mas só para aqueles que já sabem que você é a solução que eles precisam. Isso não atrai novos clientes. É preciso fazer conteúdo que atraia, publicações para eles se engajarem e perceberem que precisam de você e assim, vender.
Vou te mostrar de maneira prática como você pode criar conteúdo que vai alcançar as pessoas em todas as etapas de venda. Veja essas dicas para produzir conteúdo. Vamos supor que você vai criar dez publicações, desses posts precisam ser:
- Publicações para inspirar: faça pelo menos dois posts com frases que inspiram, depoimentos de clientes falando sobre o seu trabalho. Faça as pessoas se sentirem conectadas.
- Publicações para entreter: faça pelo menos dois posts de memes contextualizados para o seu negócio. São posts mais leves que vão fazer as pessoas curtirem, comentarem e compartilharem seu conteúdo.
- Publicações para educar: estas são as publicações mais importantes. Você precisa fazer pelo menos quatro deste tipo. São os posts que vão solucionar os problemas das pessoas, que vão ensinar como você é o que elas buscam e que vão ensinar como usar os produtos. Eles ajudam e muito na tomada de decisão.
- Publicações que vão vender: vender o tempo todo cansa, por isso a venda precisa acontecer no tempo certo. Dois posts, dos dez, serão os essenciais. Se a pessoa já tomou a decisão, é esse que vai fazer ela passar o cartão.
Uma boa alternativa para conseguir se organizar nesses posts é criar uma linha editorial. Isso significa basicamente separar os conteúdos que você fala por temas. Por exemplo, um jornal tem as editorias de Cidade, Polícia, Cultura, Política e Mundo.
Você pode definir as suas de acordo com o que você vende, como: Dicas de Moda, Como Usar seus Produtos, Coisas que toda mulher deveria saber… e assim por diante. Isso dá previsibilidade sobre o seu conteúdo. Seus seguidores vão saber exatamente o que encontrar no seu perfil.
Agende os conteúdos para que você possa ter mais tranquilidade no seu dia a dia de atendimento do seu negócio.
Sétimo: pense nos formatos que o Instagram oferece
O Instagram oferece diferentes formatos e engana-se quem pensa que ele favorece apenas vídeos. Diversos conteúdos que faço em foto ainda tem alto alcance, engajamento e relevância. A melhor coisa que você pode fazer para a sua conta é variar estes tipos de conteúdo. Ou seja:
- Reels: hoje essa é a melhor ferramenta para quem quer ter mais alcance. Pense em conteúdos que vão atrair novos clientes que vão se identificar com o que você publica. Use as chances de viralizar a seu favor, com as músicas que estão em alta contextualizadas com o seu nicho de atuação. Faça um CTA para like, compartilhamento e comentários. Isso ajuda que ele viralize ainda mais.
- Stories: é neste espaço que você vai mostrar mais coisas em tempo real e criar uma conexão mais leve com quem te segue. Não precisa fazer posts de hora em hora. Tente pelo menos fazer duas ou três vezes ao dia, mas não se prolongue muito. Quanto mais breve você for e mais engajamento você conseguir nessas publicações, melhor. Uma maneira de conseguir engajamento nestes canais é propondo que as pessoas reajam ao seu story ou votem nas enquetes. Muita gente assiste este conteúdo no mudo, então, não deixe de legendar o que você publica.
- Lives: É legal para a plataforma ver que você está dando uma variada. Se você tem uma loja aproveitaria para fazer entrevistas com especialistas que podem ter a ver com o seu nicho ou até mesmo as Live Shoppings que estão em alta. Os primeiros 15 segundos da sua live devem ser cativantes para que as pessoas vejam seu conteúdo gravado depois.
- IGTV: esses conteúdos mais longos são ótimos para tirar dúvidas com o público já tem certeza de que precisam do que você oferece, mas ainda não passaram o cartão. Você pode subir vídeos de até 15 minutos, mas vídeos que tem até três minutos costumam ser mais vistos. Aproveite a legenda para deixar claro os temas que você vai abordar no conteúdo.
- Feed: aqui o seu conteúdo pode ser um pouco mais planejado. Com o formato carrossel, aquele que você passa para o lado e vê mais de uma foto, você pode aproveitar para mostrar um conteúdo mais completo sobre o tema que você está falando.
Oitavo: fique de olho nas métricas
Bora fazer um tour pela área de Insights? Essa pode ser uma boa dica para você ter ideias de conteúdo. Fique de olho no que as pessoas gostam mais que você publica. Não deixe de olhar também quais são os produtos que mais tem destaque. Veja quais horários as publicações tem mais chance de ter destaque e também de onde essas pessoas são. Dessa maneira você vai aumentar as chances do seu conteúdo ser mais assertivo.
Bora colocar em prática?
Não se culpe se você não conseguir fazer tuuuuudo isso em uma semana. Esse trabalho leva tempo e deve ser feito com calma, tá? E se você precisar de ajuda, estou com as vagas abertas para a minha Consultoria para te ajudar a botar ordem na casa e fazer criar uma estratégia para o seu Instagram. Clique aqui e vamos conversar!