Não faça sorteio. Pelo menos não antes de ler este post para ter certeza de que esta é a melhor opção para colocar em prática no seu negócio. Apesar de parecer uma estratégia super vantajosa para ganhar seguidores, a longo prazo os sorteios podem acabar prejudicando todo o trabalho que você fez nas redes sociais.
O que acontece quando você faz sorteios
Primeiro de tudo a gente precisa entender que não dá para enganar o algoritmo. Hoje o algoritmo é uma machine learning, ou seja, uma máquina de aprendizado. Então, não adianta você querer burlar ou criar atalhos dentro da ferramenta porque ela aprende com o seu comportamento. Depois que a gente entende como o algoritmo do Instagram funciona, fica mais fácil de entender quais são os prejuízos que os sorteios trazem para a sua conta.
Quando você faz um sorteio você atrai todo o tipo de gente para o seu perfil. Principalmente aquelas que estão interessadas apenas em ganhar o produto. São pessoas que não vão interagir com você e isso é o pior pesadelo para quem quer ter alcance e engajamento. O algoritmo valoriza conteúdos que são relevantes para os seus seguidores e se você faz posts que não tem curtidas, comentários ou compartilhamentos, eles acabam sendo deixados de lado pela plataforma.
Além disso, pode ter certeza de que essas pessoas, assim como elas não vão engajar com o seu conteúdo, elas também não vão comprar o seu produto. O resultado? Você pode até ter uma conta com 10 mil seguidores ou mais, mas seu conteúdo não vai chegar para quem realmente ele precisa e quem você deseja, porque as pessoas que estão ali não tem os comportamentos necessários para que o Instagram considere a sua conta relevante. Consequentemente, você vende menos!
Por isso, é muito comum ver contas grandes, com poucos likes, poucos comentários e um alcance péssimo nos stories. Não tem saída ou reversão. A única coisa que você pode fazer nestes casos é criar uma nova conta e começar do zero sem ter este impacto negativo no seu conteúdo.
Todos os sorteios precisam de registro no Governo
Todos, todos, todos os sorteios devem ser registrados na Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria, no Ministério da Economia. Eu enviei um e-mail com algumas perguntas sobr
e este tema para eles para trazer com mais propriedade para vocês. Porque apesar de parecer algo super grande, as taxas não são altas e caso você ache que vale a pena, mesmo depois do que a gente conversou ali em cima, aqui estão algumas orientações que vão te ajudar a seguir dentro da lei.
Apenas pessoas jurídicas que exerçam atividade empresarial confirmada e com os impostos em dia podem realizar sorteios (Lei 5.768, de 20 de dezembro de 1971). Toda distribuição gratuita de prêmios a título de propaganda efetuada mediante sorteio, vale-brinde, concurso ou operação assemelhada (promoção comercial), depende de prévia autorização do Ministério da Economia.
O valor da taxa depende do valor total da premiação oferecida na promoção, conforme tabela abaixo:
Além desta taxa, a pessoa jurídica autorizada deverá recolher 20% de Imposto de Renda sobre o valor dos prêmios, na forma da alínea b, inciso I, do art. 70 da Lei nº. 11.196, de 2005.
É proibida a distribuição ou conversão dos prêmios em dinheiro (§ 3º do art. 1º da Lei nº 5.768, de 1971). Assim como a distribuição de medicamentos, combustíveis e lubrificantes, armas e munições, explosivos, fogos de artifício ou de estampido, bebidas alcoólicas, fumo e seus derivados.
Como se cadastra um sorteio no Ministério da Economia?
Os pedidos de autorização deverão ser realizados por meio do Sistema de Controle de Promoção Comercial (SCPC), no seguinte link: scpc.sefel.fazenda.gov.br. Os pedidos de autorização deverão ser protocolados no prazo mínimo de quarenta e máximo de cento e vinte dias antes da data do início da promoção comercial.
Caso alguém denuncie o seu sorteio (seja porque não ganhou e achou que foi mutreta ou pelo simples prazer de denunciar alguém fazendo algo fora da lei), é instaurado processo administrativo para apuração da infração e você pode sofrer a proibição novos sorteios por até dois anos ou multa de até cem por cento da soma dos valores dos bens prometidos como prêmio. Isso tudo, além de recolher as taxas e imposto de renda inerentes à campanha promocional irregular. Escrever ao final do seu post que o Instagram não se responsabilidade e nem está ligado ao seu sorteio não tira a sua responsabilidade de sofrer essas penalidades.
Os Sorteios registrados obedecem os resultados das Loterias Federais para evitar fraudes e manipulação. Todas as informações podem ser conferidas no site oficial da Secretaria Especial da Fazenda.
Ainda acha que fazer sorteio vale a pena? Conta para mim nos comentários!